Brasil: Projeto de lei define antissemitismo e proíbe negação do Holocausto

  • 29/04/2025
Brasil: Projeto de lei define antissemitismo e proíbe negação do Holocausto
Brasil: Projeto de lei define antissemitismo e proíbe negação do Holocausto (Foto: Reprodução)

O Projeto de Lei 472/25 quer adotar no Brasil a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA, sigla em inglês).

A medida proíbe a distorção, negação, relativização ou revisionismo histórico do Holocausto.

A proposta, de autoria do deputado federal General Pazuello (PL-RJ), está sendo discutida na Câmara dos Deputados.

O Holocausto se refere ao genocídio praticado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que resultou na morte de cerca de 6 milhões de pessoas, a maioria delas judeus.

Conforme a definição da IHRA adotada no projeto, o antissemitismo é uma forma de percepção negativa sobre os judeus, manifestada como ódio contra esse grupo.

As expressões de antissemitismo, tanto retóricas quanto físicas, podem ser dirigidas a judeus ou não judeus, seus bens, instituições comunitárias ou locais religiosos judaicos.

Antissemitismo no Brasil

Casos de antissemitismo no Brasil aumentaram 350% em 2024, segundo relatório divulgado no início de abril pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo e o Departamento de Segurança Comunitária.

O crescimento foi impulsionado depois dos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

O relatório anual da Conib aponta que, em 2024, foram registrados 1.788 casos de antissemitismo, um aumento de 26,8% em relação a 2023, que teve 1.410 ocorrências. Comparado a 2022, antes da guerra em Gaza, o crescimento foi de 350%, quando houve 397 registros.

O estudo mostra que, no primeiro mês do conflito, as denúncias de antissemitismo aumentaram 1.000%.

Ferramenta educacional

O objetivo do autor é que a definição seja utilizada como uma ferramenta educacional para tratar e prevenir atitudes relacionadas a preconceitos motivados pelo antissemitismo.

O deputado Pazuello ressalta que essa definição de antissemitismo foi oficialmente adotada pelos 31 países membros da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto em 26 de maio de 2016.

“O antissemitismo acusa frequentemente os judeus de conspirarem para prejudicar a humanidade e é utilizado, muitas vezes, para culpar os judeus pelas ‘coisas que correm mal’”, alerta.

“É expresso oralmente, por escrito, sob forma visual e através de ações, utilizando estereótipos sinistros e traços de personalidade negativos”, acrescenta. 

Proteção a pessoas e edifícios

De acordo com o autor do projeto, o antissemitismo faz com que judeus, bem como edifícios, escolas, locais de culto e cemitérios associados a eles, sejam alvo de ataques físicos, morais e psicológicos, gerando medo e terror.

Na visão do parlamentar, a definição legal deixa claro que "qualquer atitude que, de forma direta ou velada, questione a legitimidade do Estado de Israel ou minimize a gravidade do Holocausto será tratada com rigor, coibindo práticas discriminatórias”.

A proposta será submetida à análise das comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para ser transformada em lei, o texto precisa obter aprovação tanto na Câmara quanto no Senado.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/brasil-projeto-de-lei-define-antissemitismo-e-proibe-negacao-do-holocausto.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes